From Comment section in https://www.moonofalabama.org/2024/03/deterrence-by-savagery.html#more

The savagery is a losing card. By playing it the US and the West are undercutting every ideological, normative and institutional modality of legitimacy and influence. It is a sign that they couldn't even win militarily, as Hamas, Ansarallah and Hezbollah have won by surviving and waging strategies of denial and guerilla warfare. Israeli objectives have not been realized, and the US looks more isolated and extreme than ever. It won't be forgotten and there are now alternatives.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - 12

[Do livro «Exercícios Espirituais, 1985, Ed. MIC (Estoril)]

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

1-      Encontrar o ponto de equilíbrio entre um rosto e uma paisagem. Depois, fechar os olhos e desenhar esse conjunto, até ao detalhe. Recomeçar tantas vezes quantas as necessárias para que a imagem real se sobreponha à imagem mental.

2-      Fechar os olhos em posição horizontal, relaxada. Sentir a pressão de um dedo em diversas zonas do corpo, sem fazer um único gesto. Quando se atinge um estado em que a sensação imaginada parece física, recomeçar mas – desta vez - usando o dedo para confirmar o realismo das sensações corporais.

3-      Em condições de completa relaxação física, deixar os pensamentos fluir livres pela mente. Captar um desses pensamentos, concretizá-lo sob forma de uma frase, modulando em seguida a sua expressão do modo mais variado possível, dando diversos matizes à mesma ideia; por fim, relembrar todas as formulações encontradas e transcrevê-las. O mesmo se pode fazer com uma frase musical.

4-      Ler as horas, os minutos e os segundos num relógio (silencioso). Imaginar que se está a visualizar a progressão do tempo sem olhar o relógio. Após ter decorrido um tempo avaliado em X (10 minutos, por exemplo), ler de novo as horas e comparar o intervalo de tempo decorrido com a estimativa mental.

5-      Com as pálpebras cerradas, mas sem contração, mover os glóbulos oculares circularmente, de harmonia com o ritmo respiratório.

6-      Em posição horizontal, descontraída, olhos fechados, sentir o peso das diversas partes do corpo até todo ele parecer muito pesado.

7-      Num estado de total vazio interior, imaginar uma esfera branca, lisa, sobre um fundo branco; não existem sombras nítidas visto que a esfera não se encontra em frente de nenhum plano sólido. Imaginar a diminuição da esfera até ao limite de visibilidade, ou seja, até à sua transformação em ponto.

8-      Após audição atenta de uma obra musical, tentar ouvi-la mentalmente do princípio ao fim.

9-      Refazer pela imaginação um trajeto habitual, por exemplo, entre casa e o trabalho, supondo que se utiliza o meio de locomoção do costume e de molde que as imagens surjam na sequência idêntica às do percurso real.







Sem comentários: